24 de Maio: vamos comemorar o café, mas sem excesso

O café é uma bebida natural e saudável que faz parte do dia-a-dia do brasileiro há séculos. É consumido ao acordamos, após o almoço e no lanche da tarde. De tão enraizado na cultura nacional, o café ganhou uma data especial: o dia 24 de Maio, quando é comemorado o Dia Nacional do Café.
Rico em nutrientes como zinco, ferro e potássio, dentre diversos outros minerais em pequenas quantidades, o café ajuda na prevenção de doenças e na manutenção da boa saúde. Além do mais, os antioxidantes presentes na bebida ainda podem prevenir o câncer, conforme tentam demonstrar alguns estudos.
O grão do café contém aminoácidos, lipídeos, proteínas e açúcares – substâncias que são obtidas durante a torra. Nesta etapa, inclusive, são formados os quinídeos, de propriedade antidepressiva, e as centenas de elementos voláteis que dão ao café o aroma peculiar.
O único problema do café pode estar na cafeína, mas somente quando consumida em excesso. A substância causa um aumento modesto da pressão arterial, dos níveis de catecolaminas, da atividade de renina plasmática, dos níveis de ácidos graxos livres, da produção de urina e da secreção gástrica. Se consumida em quantidades moderadas – cerca de quatro xícaras, o equivalente a 400-500 mg por dia –, a cafeína presente na bebida não é prejudicial à saúde.
Portanto, não se preocupe e comemore o 24 de Maio tomando aquele cafezinho. Só não exagere na dose!

Nenhum comentário:

Postar um comentário