30 de Abril - Dia da Baixada Fluminense


A idéia de se instituir o Dia da Baixada Fluminense, surgiu e foi aprovada no dia 09/12/2000 em encontro da Comunidade Cultural da Baixada, realizado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ -FEBF/UERJ, no município de Duque de Caxias.
A data de 30 de abril refere-se à inauguração da primeira Estrada de Ferro construída no Brasil, em 1854 (foto ao lado), que ligava o Porto de Mauá (Estação Guia de Pacobaíba) à região de Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis. A partir daí foram construídas outras ferrovias na região e a Estrada de Ferro tornou-se um marco histórico da ocupação urbana, dando novo perfil à ocupação do solo. Foi o começo do fim dos portos fluviais de navegação pelos rios e dos caminhos de tropeiros e o início do processo de surgimento de vilas e povoados que se organizaram em torno das estações ferroviárias, origem das atuais cidades da Baixada Fluminense.
Diante de tanto conteúdo histórico e relevante, a Baixada Fluminense foi contemplada através da Lei 3822 de 02/05/2002, em que instituía o dia 30 de abril de cada ano como o Dia da Baixada Fluminense. A intenção de se comemorar este dia é a de celebrar os valores da região e discutir os problemas atuais, com a participação consciente de toda a sociedade.

E como não poderia deixar de ser, parabenizo à todos os amigos e companheiros de luta desta tão querida Baixada Fluminense com esta homenagem, uma interessante aula de história, que a letra da música "Sapopemba e Maxambomba", cantada por Zeca Pagodinho e letra de Nei Lopes e Wilson Moreira , pode nos oferecer.

Tairetá hoje é Paracambi
E a vizinha Japeri
Um dia se chamou Belém (final do trem)
E Magé, com a serra lá em riba
Guia de Pacobaiba
Um dia já foi também (tempo do vintém)

Deodoro também já foi Sapopemba
Nova Iguaçu, Maxambomba
Vila Estrela hoje é Mauá (Piabetá)
Xerém, Imbariê
Mas quem diria
Que até Duque de Caxias
Foi Nossa Senhora do Pilar

Xerém, Imbariê
Mas quem diria
Que até Duque de Caxias
Foi Nossa Senhora do Pilar

Atualmente a nossa velha Baixada
Tá pra lá de levantada
Com o progresso que chegou
Tá tudo "Olinda"
O esquadrão fechou a tampa
O negócio é Rio-Sampa
Grande Rio e Beija-Flor

Morreu Tenório
Terminou sua epopéia
E Joãozinho da Goméia
Foi Oló, desencarnou
Naquele tempo
Do velho Amaral Peixoto
Meu avô era garoto
E hoje eu sou quase avô

Um comentário:

  1. Quem conquista uma vida feli? será que são as pessoas mais ricas do mundo, os politicos os mais poderosos e os intelectuais mais brilhantes? Não! são os q alcançam qualidade de vida no palco de sua alma. Os que se libertam do cácere do medo.Os que superam a ansiedade vence o mal humor, transcendem os seus traumas. São os que aprendem a velejarnas águas da emoção. E voce DRa. Macia sabe velejar por essas águas.. parabéns pelo trabalho prestado na nossa cidade Magé...e agora na cidade de Caxias abraço da amiga Elisânia..

    ResponderExcluir