SPM cumpre missão inédita no enfrentamento à violência contra a mulher na Europa

Missão inédita no enfretamento à violência contra a mulher em três países da Europa é realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Ministério das Relações Exteriores (MRE). Pela primeira vez uma equipe do governo brasileiro é convidada pelo Departamento de Assistência Consular do MRE para visitar Embaixadas e Consulados do Brasil, bem como comunidades de brasileiras no exterior.  O objetivo é oferecer subsídios para as mulheres que se encontram em situação de violência e moram no exterior sejam adequadamente atendidas pelos serviços consulares .
A Subsecretária de Enfretamento à Violência Contra a Mulher da SPM Aparecida Gonçalves,  acompanhada pela Assessora Técnica Clarissa Corrêa, percorrem Zurique, Lausanne e Genebra na Suíça, Amsterdã na Holanda e  Madrid na Espanha, de  29 de junho a 5 de julho.
Na programação constam reuniões com equipes de Assistência Consular e da Embaixada,  para tratar:  da atuação de cada órgão,  traçar  possibilidade de parceria,  atuação conjunta, realizar  eventos e atividades a médio prazo no atendimento principalmente às mulheres vítimas de violência e de trafico.
À noite as representantes brasileiras participam de encontros com as comunidades de brasileiras nesses países para tratar de apoio às mulheres migrantes. Nesse encontro elas apresentam a atuação do Governo brasileiro no exterior, bem como, fazem o levantamento das necessidades e problemas das mulheres que vivem fora do Brasil no intuito de encaminhá-las para atendimento adequado diante de cada  situação apresentada.


Na Espanha, além dessas agendas, a equipe da SPM se reúne com representantes do Ministério da Igualdade para tratar dos ajustes operacionais de um acordo a ser firmado entre os dois países para a garantia da assistência às brasileiras vítimas de trafico na Espanha. O acordo está  previsto para ser assinado na XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe que acontecerá em Brasília,  entre 13 e 16 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário