ONU cria agência para mulheres e igualdade de gênero

Após anos de negociações difíceis, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votou nesta sexta-feira pela criação de uma agência que buscará melhorar a situação das mulheres no mundo.
A nova agência será oficialmente conhecida como Entidade da ONU para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, embora as autoridades digam que será mencionada como ONU Mulheres. Ela vai consolidar quatro divisões separadas da entidade que lidam com o tema.
“(A agência) estimulará significativamente os esforços da ONU para promover a igualdade de gênero, expandir as oportunidades e combater a discriminação em todo o mundo”, disse o secretário-geral, Ban Ki-moon, em comunicado.
Os diplomatas da entidade disseram que os quatro anos de negociações entre países desenvolvidos e nações em desenvolvimento, muitos deles onde as mulheres são frequentemente vítimas de discriminação, foram difíceis por causa das diferentes visões sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero.
Uma nova vaga de subsecretário-geral será criada para dirigir a nova agência, que entrará em operação em 1o de janeiro de 2011. Diplomatas dizem que a ex-presidente chilena Michelle Bachelet é uma das principais candidatas a assumir o posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário